5 de julho de 2021

SITUAÇÃO DOS FRETES INTERNACIONAIS – 05/JULHO/2021

A situação atual dos fretes internacionais continua incerta, apesar de uma leve melhora no cenário asiático, a previsão é de um aumento nas próximas semanas, atualmente temos fretes atingindo a incrível marca de USD 11.000.

O EFEITO CASCATA DOS FRETES

Existem vários fatores que contribuíram para o aumento dos fretes, entre eles e o principal ainda é o covid-19.

Na china por exemplo, surgiu novos casos e isso fez com que as medidas restritivas voltassem a acontecer, em alguns casos, até um novo lockdown.

O resultado disso?  Um efeito cascata…

Congestionamentos nos portos, escassez de equipamentos, armazéns lotados e os fretes nas alturas. E isso é mundial, infelizmente.

 

Congestionamento nos portos da China pode prejudicar compras de Natal deste ano

 

POSTURA DOS ARMADORES

Outro fator de suma importância nesse cenário, é a postura dos armadores diante dessa situação, tentando manter uma rotatividade maior de equipamentos, visando minimizar os prejuízos financeiros, armadores que antes disponibilizavam free-time de 20 a 27 dias, hoje ofertam 14 a 16 dias.

em virtude disso,  os armazéns portuários estão cada vez mais lotados, isso porque os importadores visando fugir do fantasma chamado DEMURRAGE, optam por desovar suas cargas.

NOVAS ORIGENS

Com a chegada de julho, os importadores começam a se preparar para as compras de Natal e fim de ano, a procura está alta para fretes vindos dos portos chineses nesse período e esse é também um fator que contribui para os elevados valores do frete.

Uma solução para os importadores, é a procura por novas origens, apesar de ser uma situação mundial, existem algumas origens que ofertam fretes abaixo do visto no mercado atual, o Egito por exemplo é uma opção. Com fretes quase USD 7.000 a menos.

 

Artigo publicado 05/07/2021 – Estudo baseado na vivência no comex do time JM Negócios internacionais. 

 

SOBRE A JM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 

A JM Negócios Internacionais atua desde 2004, representando empresas de exportação e importação e atuando como agente logístico. Compõe hoje o ranking das maiores e melhores empresas de despacho aduaneiro do Nordeste, buscando a melhor interação entre os diversos modais e operações diferenciadas.

Grande parte das cargas movimentadas nos portos cearenses conta com o trabalho da JM, que já atuou no despacho de produtos das áreas farmacêutica, varejo, tintas, bebidas, cargas-projetos, energias renováveis, entre outros.

Atualmente, a JM conta também com um time de agenciamento de fretes, sempre ligado as novas tendências do mercado, o time JM consegue oferecer além de um bom serviço, preços de fretes internacionais competitivos.

 

Autor: João Nuno – time JM 

 

 



COMPARTILHE:
Open chat
Precisa de ajuda?