24 de junho de 2021

5 Dicas Práticas Para Melhorar a Logística de Importação

Boas práticas na logística de importação são fundamentais para as empresas conseguirem aproveitar o que há de melhor no mercado exterior. É apenas usando os benefícios dos procedimentos de exportação e importação que as organizações conseguiram permanecer no mercado e não perder seu espaço para a concorrência das grandes empresas.

Acompanhe o texto a seguir e conheça as 5 maneiras de melhorar a logística de importação da sua empresa.

1. Simule os custos operacionais

O primeiro passo da logística de importação é calcular todos os custos do procedimento. Só assim será possível saber o valor final do produto e estabelecer o valor da sua matéria prima ou do produto que revendido.

Quando os fornecedores são fixos, o valor do produto varia pouco e, por isso, ter previsibilidade dos custos do produto fica mais fácil. Contudo, além do valor do produto em si, também devem ser somados e calculados os custos fixos e variáveis da importação.

2. Avalie sua necessidade em receber os produtos

Não adianta importar as melhores peças se o prazo de entrega não for respeitado. Verificar os meios de transporte e os documentos necessários à importação é a melhor forma de saber em quanto tempo o produto chegará.

Os transporte internacional pode ser por navios e aeronaves. Apesar da via aérea ser muito mais rápida, os custos podem ser muito altos, aumentando significativamente as vantagens da importação marítima.

Também é preciso calcular previamente os valores que serão gastos no trâmite da mercadoria até o destino final. Por isso, fique atento aos custos com:

– armazenagem;

-tributação do país de origem;

-tributação no porto;

-frete;

-taxa de câmbio.

3. Estabeleça contratos com fornecedores

Como vimos, manter um fornecedor internacional fixo é importante para ter uma previsibilidade do custo benefício da mercadoria a ser importada. Mas os benefícios vão muito além. Vejamos:

-segurança na qualidade dos produtos e na negociação;

-aumento das chances de conseguir descontos;

-estruturação de um atendimento privilegiado;

-procedimentos preestabelecidos.

4. Escolha o melhor país para importação

Normalmente, os países com o maior luxo de importação para o Brasil são os Estados Unidos e a China. Para garantir uma mercadoria com a melhor vantagem, compare o valor das moedas e os impostos inerentes às transações.

O valor do frete pode ser negociado, privilegiando a importação de um país e garantindo ao consumidor final um preço mais acessível.

5. Garanta que a documentação esteja em ordem

Chegamos à principal etapa da logística de importação: documentação. Apesar de existirem profissionais específicos que trabalham na organização e com a “papelada” do procedimento, é importante que você saiba quais são os passos a seguir e até mesmo entenda como contratar um bom despachante aduaneiro e uma empresa confiável.

A carga deve chegar ao Brasil com a documentação em ordem. Imagine a situação: os seus produtos chegando e ficando presos pela Receita Federal do Brasil (RFB) ou, pior ainda, voltando para o pais de origem.

A logística de importação se tornou uma vantagem competitiva. É impossível uma empresa permanecer ou crescer no mercado sem incorporar os benefícios do comércio exterior. Além do marketing em ter mercadorias importadas, que normalmente tem qualidade superior, ainda é possível aumentar o faturamento.

Se gostou das nossas dicas e quer usar os benefícios do comércio exterior, aprenda aqui tudo o que você precisa saber sobre a taxa de câmbio no Brasil.



COMPARTILHE:
Open chat
Precisa de ajuda?